
앱에서 친구를 팔로우하고 소식을 받아보세요!
QR 코드를 스캔해보세요

앱에서 친구를 팔로우하고 소식을 받아보세요!
QR 코드를 스캔해보세요
전체 공개 ・ 06.09

2026.04.18 (Sat) ~ 05.06 (Wed)
Eu já tentei comentar sobre esse livro várias vezes, mas nada faz muito juz ao que A Casa dos Espíritos é e como eu me senti lendo essa obra. Esse foi meu segundo contato com a Isabel Allende e, assim como foi com Violeta, eu fui arrebatada por essa leitura. Eu gosto muito de ficção histórica e eu acho que Allende faz um trabalho de pesquisa absurdo porque tudo parece muito real. Sei que, apesar de ela usar o trunfo de os livros dela se passarem em "um país fictício da América Latina", dá para fazer vários paralelos com a história não só do Chile, mas de outros países do continente sul-americano. É muito interessante pra mim o sentimento não apenas de latinidade, mas também como alguns acontecimentos históricos ressoam por todos nós de forma igual. Sobre os personagens, eu tive que ter muita paciência com o Esteban rs Ele é tudo de ruim que você pode imaginar sobre um homem e mais um pouco e me deixou maluca ele ter vivido por tanto tempo, porém, acho que é um personagem bem interessante e gosto do papel que ele desempenha na história. Por outro lado, gosto muito das personagens femininas desse livro, como elas são fortes e muito interessantes de acompanhar, fora todas as questões políticas e sociais em que elas engajaram por sua vida - e me surpreende muito essa riqueza de mulheres extraordinárias em um livro publicado no início dos anos 80. Definitivamente A Casa dos Espíritos não é um livro para todo mundo: é uma leitura visceral e que retrata não apenas uma sociedade machista e misógina, mas também um país passando por uma ditadura e todos os horrores que vêm com ela. Apesar de não serem assuntos que são agradáveis de se ler, eles são extremamente necessários de serem falados especialmente nos dias de hoje. Recomendo demais essa leitura!